(678) 999-8212
[email protected]

29/06/2020

Filhote de Golden Retriever

Você já deve ter visto propagandas na TV, cartões de aniversário, fotos em embalagens, vídeos do YouTube e muitos outros usos de filhotes de Golden Retriever, não é mesmo? Os filhotes de Golden são talvez os mais usados para representar filhotinhos fofos de cães porque eles são...bem, muito fofos. É (quase) impossível ver um filhote de Golden Retriever e não se apaixonar!

Muitas pessoas se encantam pelo que parece ser um "filhotinho de urso", tamanha a fofura dos bebês da raça. Mas antes de decidir ter um Golden Retriever é importante conhecer mais sobre como é a raça e como um Golden Retriever filhote se comporta, quais as suas necessidades e cuidados e assim por diante. Assim você será um tutor mais responsável e saberá como dar o melhor para o filhote que está por vir.

Filhotes de Golden Retriever costumam ser uma boa escolha para famílias que conseguem dedicar tempo a estarem próximas deles. Apesar de serem uma raça esportiva, desenvolvida inicialmente para buscar a caça abatida na água e trazer para o caçador, eles também foram selecionados para serem capazes de voltar para casa e ficarem próximos ao seu amo, em torno da lareira. A companhia de humanos é fundamental para os Golden Retrievers.

Ter um Golden Retirever filhote e deixá-lo isolado em um quintal, uma área de serviço ou uma varanda, é algo muito ruim de ser feito. Seu Golden Retriever não estará feliz assim e você também não, porque muito provavelmente terá um cachorro com comportamento muito diferente daquele que é esperado para a raça.

Golden Retriever Filhote: introdução

Golden Retrievers filhotes são brincalhões, leais e carregam seu jeitão de filhote por um bom tempo, mesmo quando já são considerados adultos, o que faz com que sejam alegres e divertidos por mais tempo.

Os filhotes de Golden são muito amigáveis, mas isso não significa que não precisem de treinamento e socialização. Pelo contrário! Indicamos que assim que possível você inicie treinamentos com seu filhotinho (filhotão na verdade, né, rs) e o socialize, apresentando-o a pessoas diferentes e cães e outros animais. Entre 7 semanas e 4 meses de idade é especialmente importante socializar o seu filhote.

Caso você não esteja considerando adestrar o seu filhote, pense que tem coisas que são bonitinhas quando o cachorro ainda é bebê mas que não são mais agradáveis quando ele cresce e, por isso, ensinar o correto desde cedo ajuda demais, porque fica mais difícil o cão aprender e entender o que você deseja quando você passou bastante tempo incentivando o contrário. Isso vale desde mordidinhas até a "mania de sentar no seu colo", por exemplo, ambas coisas não muito problemáticas quando o Golden é um bebê, mas que podem se tornar bastante chatas conforme ele vai crescendo.

Devo escolher macho ou fêmea?

Devo escolher Golden Retriever fêmea ou macho? Os filhotes de Golden Retriever machos e fêmeas possuem características muito parecidas, não havendo grande diferença entre ambos, assim como também quando adultos.

Os filhotes machos de Golden Retriever costumam ter cabeças mais "ossudas" e serem mais "pesados" em geral do que as fêmeas. Até porque quando adultos serão também maiores, então isso costuma se manifestar desde que ainda são pequenos, inclusive enquanto ainda estão mamando, embora nessa época os tamanhos possam ser mais próximos.

As filhotes fêmeas de Golden Retriever por sua vez possuem cabeças e ossaturas um pouco mais "leves" que as dos irmãozinhos e tendem a ser menores como um todo.

Filhotes de Golden Retriever: uma fêmea e um macho
Irmãos da mesma ninhada Golden Brand: à esquerda uma fêmea e à direita um machinho de Golden Retriever

Em algum momento os filhotes machos começam a levantar a pata para fazer xixi, algo que não é feito pelas fêmeas. As fêmeas, porém, entrarão no cio, normalmente a partir de 8 ou 9 meses de idade pela primeira vez (apesar disso poder acontecer antes ou depois também), algo que não ocorre com os machos.

Considerando o temperamento ambos são também muito parecidos. Percebemos uma tendência um pouco maior dos machos a serem ainda mais carinhosos, mas é uma diferença leve e pela raça ser muito afetiva como um todo, as fêmeas também o são, claro.

Filhotes de Golden e crianças (e idosos)

Goldens se dão muito bem com crianças, e também com idosos. Apesar de terem muita energia, não são cães que aceitam bem ficar distantes da família, de forma isolada e, por terem essa característica, costumam ser ótimas companhias para pessoas aposentadas.

É muito legal ver que nas exposições de beleza norte-americanas e européias, muitos dos "owner handlers" (tutores que apresentam os próprios cães) são idosos, assim como muitas das pessoas que competem com seus Goldens em provas de adestramento. A relação é sempre muito linda!

Voltando às crianças: Goldens e crianças são uma boa combinação, porém sempre com supervisão adulta. Assim como você vai educar seu filhotinho você vai precisar educar muito também seus filhos, ou as crianças com as quais o filhote terá contato. Crianças normalmente não controlam 100% seus impulsos e acabam apertando demais, batendo forte, deixando o filhote cair e assim por diante.

É triste ver que às vezes esperamos de um filhote de cachorro um comportamento melhor do que o de um bebê humano, sendo que a capacidade do cão de criar certas conexões é claramente menor ainda. Por isso, observe muito a interação entre ambos e não os deixe sozinhos. Sempre oriente as crianças quanto a serem gentis com o filhote.

Caso você possa contratar um adestrador ou especialista em comportamento animal, melhor ainda. Ele vai te ajudar a não agitar seu filhote na presença da criança e sim tornar a convivência natural e mais controlada. Mas se você não pode, não tem problema! Lembra que falamos sobre treinar/adestrar seu filhote? Então! Vá introduzindo maior dificuldade aos treinos com o tempo, deixando sua criança por perto enquanto ensina seu Golden. Essa é uma ótima forma de ir ensinando a ele que deve prestar atenção à você e obedecer seus comandos mesmo na presença de crianças.

Lembre-se sempre de proteger seu filhote das crianças humanas. Parece brincadeira mas não é...elas podem machucar muito um filhote intencionalmente ou não e isso pode fazer com que o filhote venha a reagir. Elas também podem agitá-los demais, o que leva a comportamentos como pular, latir e mordiscar.

O filhote de Golden Retriever e outros animais

Golden Retrievers são cães que lidam muito bem com outros animais. O filhote de Golden Retriever aceita bem outros cães e pets em geral como gatos, pássaros e assim por diante.

Como tudo na vida, essa introdução deve ser feita aos poucos, e com supervisão. Evite deixar seu filhote com outros bichos logo de cara, sem que você esteja acompanhando. Ele é um filhote cheio de energia e vai querer brincar.

Observe a reação do cachorro que já faz parte da sua família atualmente. Ele pode não gostar das brincadeiras e reagir mal. É ideal ter outra coisa para chamar atenção do seu filhote de Golden Retriever nesse momento de introdução. Petiscos, bolinha ou um brinquedo bem legal, de modo que se ele estiver indo muito para cima do outro cão e o mesmo não estiver gostando, você tenha recursos para conseguir chamar atenção do seu filhote de Golden Retriever, desviando sua energia para algo diferente.

Cuidados essenciais com filhotes de Golden Retriever

Seu filhote tão aguardado de Golden chegou ao seu lar e você ainda não sabe o que fazer com ele? Os criadores provavelmente te passaram algumas instruções iniciais, assim como seu veterinário, mas vamos aqui listar alguns pontos interessantes de estarem no seu radar.

  • Pentear o pelo: filhotes de Golden Retriever soltam pelo. Trata-se de uma raça com pelo semi-longo e muito subpelo, com duas trocas maiores de pelo por ano mas que constantemente deixam algum pelo soltando. Por isso, escovar seu filhote diariamente é muito importante. Vai ajudar a deixar seu pelo e pele mais saudáveis e colaborar com a limpeza do ambiente;
  • Escovar dentes: se você é tutor de cães de primeira viagem não deve saber ainda mas tártaro em cães é um problema muito sério, de modo que com o tempo recomenda-se cirurgia para fazer a limpeza / remoção. Para evitar isso e tentar prolongar ao máximo o período em que isso não seja necessário você deve escovar os dentes do seu cão diariamente. Parece muito, né? Mas não é. E a melhor fase para acostumar é desde filhote;
  • Remover fios e materiais fáceis de serem ingeridos: essa é bem importante. Dê uma adaptada na sua casa para receber seu filhote. Olhe em volta e pense tudo que você pode deixar mais difícil de ser puxado, acessado e assim por diante. Seu filhote será curioso, sem dúvidas, e vai querer brincar, puxar as coisas, morder e assim por diante. Esteja preparado para ter alguns itens possivelmente estragados mas por outro lado o máximo que você puder manter em segurança, para cuidado do próprio cão, melhor;
  • Cortar unhas: se você tem uma área menos lisa etc provavelmente não vai ser um grande problema, mas é mais uma das coisas que é bom acostumar desde filhote para facilitar a vida mais na frente;
  • Banho em filhotes de Golden Retriever: evite dar banho muito cedo, idealmente espere concluir todas as vacinas. Sabemos que filhotes são arteiros e podem se sujar bastante. Se possível use um algodão (ou até uma toalha maior) embebido com água e vinagre para dar uma limpeza mais leve, sem precisar dar um banho completo mesmo. Caso precise, lembre-se de secar muito, muito, muito bem, o que em casa costuma ser difícil (e ele não deveria ir para pet shop antes de terminar as vacinas, certo?)
  • Secagem: falando em banho, secar bem seu filhote de Golden Retriever é essencial e vai ser pelo resto da vida. Como ele tem subpelo, quando realmente molhado tende a dar uma abafada na água ali dentro e isso pode gerar fungos e bactérias, às vezes dando origem a dermatites e similares. Por favor, seque muito bem seu Golden Retriever sempre que ele se molhar, garantindo que esteja seco até a pele. Cobre isso da pet shop em que ele for tomar banho quando estiver maiorzinho. Muitas pets evitam gastar muito tempo num cão para poderem atender mais cães, mas isso faz com que raças como o Golden, que precisam ser muito bem secas, possam ter problemas. Sempre verifique se seu cão está realmente seco!

Sobre alimentação vamos dedicar um tópico exclusivo a seguir.

Alimentação: o que seu filhote deve comer?

Se tem uma coisa que Golden Retrievers costumam gostar além de carinho, brincadeiras e piscina é...comer. Eles são bastante gulosos em geral e, por isso, você deve tomar cuidado em relação às quantidades de comida e petiscos que oferece, além de tomar cuidado com alimentos deixados pela casa, que deixa cair no chão e assim por diante. Filhotes de Golden Retriever serão verdadeiros aspiradores e muito do que os humanos comem pode fazer mal ao seu filhote (os itens processados).

Alimentação merece um artigo só sobre o tema e pretendemos fazer um em breve. Por ora podemos dizer que aqui acreditamos mais na linha de alimentação natural.

Através da alimentação natural é possível que você mesmo escolha os ingredientes do que seu cachorro come e ninguém melhor do que nós mesmos para avaliar o que tem qualidade para nossos amados Golden Retrievers.

Além disso, a alimentação natural é mais apropriada para a espécie canina. Especificamente indicamos a dieta crua com ossos para seu filhote de Golden Retriever. Você pode ver detalhes sobre ela aqui e ver como seria a composição para seu filhote.

Se você prefere oferecer ração ao seu filhote de Golden Retriever, recomendamos que minimamente seja uma ração super premium. Por muito tempo trabalhamos com a Royal Canin e essa ainda é a ração que recomendamos àqueles tutores que não desejam seguir a alimentação natural. Especificamente para os filhotes de Golden Retriever: Royal Canin Maxi Junior.

Golden Retriever Filhote e a displasia coxo-femural

Se você vem pesquisando sobre Golden Retrievers há algum tempo enquanto pensa em comprar seu filhote (recomendo que sempre pesquise bastante sobre a raça que deseja antes de decidir tê-la) já deve ter ouvido falar sobre a displasia coxo-femural.

Qualquer criador sério faz controle de displasia. Isso é feito cruzando apenas matrizes e padreadores que não possuam a condição. Ainda sim, seus filhotes podem apresentar displasia. Mesmo após inúmeras gerações sem o aparecimento da doença, ainda sim...um filhote pode tê-la, infelizmente. Ou seja, apesar do trabalho de seleção dos criadores, que precisa ser feito e deve continuar sendo feito, seu filhote de Golden Retriever ainda pode vir a ter displasia.

Além da tendência genética de desenvolvimento de displasia, algo ao qual todos os Golden Retrievers estão sujeitos, existem os fatores ambientais, que também podem colaborar muito para o bem ou para o mal dessa condição (e de outras).

Piso liso é um problema muito grande para filhotes de Golden Retriever e de raças grandes (e mais pesadas) em geral. Filhotes de Golden crescem de forma muito rápida e o piso liso não oferece a eles a sustentação necessária. Existem ceras antiderrapantes disponíveis no mercado mas a realidade é que o melhor é mesmo um piso levemente áspero e nivelado (sem grandes alterações de altura).

O que nos leva à...escadas. Evite que seu filhote suba e desça escadas com frequência. Para mim, que morei boa parte da vida em casas com 2 ou mais andares, isso é algo difícil, mas que é realmente importante pro filhote de Golden. Escadas parecem inofensivas mas sobrecarregam muito os músculos e articulações enquanto eles ainda são filhotes. Se possível, carregue-os pelo máximo de tempo que puder e procure que fiquem boa parte do dia em um dos andares, sem precisar passar pela escada constantemente.

O peso é outro problema muito grande. A gente sabe que o filhote gordinho e peludo é muito fofo, juramos que sabemos. Mas infelizmente crescer com mais peso é muito ruim para as articulações do seu filhote de Golden Retriever. Sério mesmo. É melhor que ele cresça de forma mais lenta e você não precisa se preocupar porque ele vai atingir o seu potencial máximo de tamanho quando adulto. A maioria das pessoas tende a achar seu filhote mais magro do que gordo, nosso olho não é treinado para avaliar bem essa diferença e, como já mencionei, filhotes de Golden "gordinhos" tendem a parecer mais fofos, mais vistosos...mais bonitos. Dificilmente seu filhote estará mais magro do que deveria mas muito provavelmente mais gordo, então maneire na alimentação e petiscos.

Ainda sobre esse tema, leia com atenção a seção a seguir, sobre exercícios com filhotes de Golden Retriever, que também faz parte dos cuidados relacionados à displasia e outros problemas ósseos, articulares e musculares.

Exercitando seu filhote de Golden Retriever

Como uma raça esportiva, o Golden Retriever possui bastante energia e quando falamos de filhotes da raça essa energia é maior ainda. O filhote de Golden Retriever é, sem dúvida, um filhote muito energético. Por isso, os filhotes de Golden Retriever precisam de exercícios diários para manterem o seu bem-estar.

Caso você não faça exercícios regulares com seu filhote (e também com seu Golden adulto), ele provavelmente terá um comportamento inadequado, demasiadamente agitado, ou destrutivo tanto em relação a objetivos, móveis etc quanto também a si próprio, lambendo e roendo patas e cauda, por exemplo.

Primeiro, é importante tomar cuidado de só sair com seu Golden Retriever filhote para locais públicos em que circulem outros animais e pessoas, após o ciclo completo de vacinação, o que normalmente não ocorre antes dos 4 a 5 meses de idade. Isso porque ele pode ainda não estar completamente imune a doenças perigosas.

Até poder sair de casa, portanto, você deve brincar no ambiente em que o filhote mora mesmo. Bolinhas são excelentes brinquedos para filhotes de Golden e tudo que eles possam buscar e trazer de volta para você vai trazer muito entusiasmo para eles.

Muitas vezes achamos que para gastar energia só correr e pular dão jeito. Mas na verdade o estímulo mental é também muito importante de modo que fazer séries de treinamento (adestramento) com seu filhote também vão ajudar muito no seu exercício e desenvolvimento, além de serem uma ótima forma de conectar o tutor ao cão, criando um laço emocional muito bacana. Dois períodos de 30 minutos por dia, por exemplo, seriam muito legais, além das brincadeiras.

Caso você tenha espaço maior ou uma área segura onde o filhote possa caminhar e correr, brinque de jogar bolinha e deixe-o correr livremente atrás de você, numa espécie de "pique-pega" e assim por diante. A caminhada e corrida podem ocorrer nessa etapa de vida do Golden desde que aconteçam de forma livre, ou seja, sem ser algo forçado. Entenda por "forçado" colocar numa coleira e fazer o filhote andar mais do que gostaria. O Golden é uma raça que quer agradar e vai demorar para demonstrar cansaço excessivo ou dor.

A melhor opção em termos de exercícios é uma piscina (ou lago, rio ou mar seguros) que seu Golden filhote possa usar. A natação é um ótimo exercício e, como não existe impacto direto e os Golden Retrievers amam nadar, acaba sendo uma atividade muito prazerosa. Mas também sem exageros! Nessa etapa da vida dos Goldens você não quer que ele seja um triatleta e sim que cresça saudável e feliz.

Bliss: filhote de Golden Retriever na piscina
Nossa Bliss ainda filhote com duas das suas paixões: bolinha e piscina.

Longas caminhadas ou corridas, principalmente te acompanhando na guia, só devem ser feitas após seu Golden Retriever já ser adulto e já ter desenvolvido suas articulações e ossos e somente após avaliação e exames veterinários, porque atividades de muito estresse físico e alto impacto podem desenvolver doenças articulares e ósseas.

Quando você busca o filhote no Canil de Golden Retriever da sua confiança você não está buscando um atleta. Está buscando um bebê, que ainda não está com a ossatura formada. Isso é super importante que você entenda. Seja gentil com esse filhote que apesar de grande é um simples bebê.

Para explicar isso um pouco melhor, vamos usar as fotos a seguir, que são raio-x dos membros anteriores de um cão filhote. Percebe como os ossos ainda não se tocam? Os filhotes são desajeitados e meio bambos por isso. Grandes saltos, corridas em excesso, pisos lisos e assim por diante vão prejudicar suas articulações.

Castração: devo castrar meu filhote?

Todo Golden Retriever que não for ser utilizado para reprodução deve ser castrado para evitar a reprodução indevida e não selecionada. Muitas vezes achamos que ter filhotes vai ser bonitinho ou legal, mas definitivamente não é o indicado a se fazer sem o conhecimento necessário.

A castração, por outro lado, não deve ser feita quando o Golden ainda é filhote, como muitas vezes acaba sendo recomendado por veterinários e outras pessoas que oferecem recomendações diversas.

Para os filhotes da nossa criação indicamos claramente que as fêmeas devem ser castradas somente após o primeiro cio e os machos entre os 12 e 24 meses de idade.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Golden Brand

Canil de Golden Retriever com criação especializada na raça. Criamos Golden Retrievers de forma limitada e exclusiva, com máxima atenção às características da raça.
FILHOTES
[email protected]
linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram